DNIT capacita agricultores para práticas sustentáveis e combate ao uso do fogo.

Publicado por: Glícia Favacho



Preocupado com o impacto ambiental causado pelo uso inadequado do fogo nas práticas agrícolas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), intensificou suas ações de conscientização junto aos Produtores Rurais ao logo da BR-230/PA e BR-422/PA, levando em consideração a importância de envolver esse público que depende diretamente da terra para sua subsistência, promovendo o uso de técnicas sustentáveis ​​que preservam o meio ambiente sem comprometer a produtividade.

Nesse contexto, a equipe do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA atuou na capacitação de filhos de agricultores da Casa Familiar Rural de Anapu Dorothy Stang, abordando alternativas que eliminem o uso do fogo em plantações, uma prática que, embora comum, acarreta sérios riscos à preservação ambiental, como o desmatamento, a degradação do solo e a propagação de incêndios. Para mitigar esses impactos, foram apresentadas técnicas e sistemas de manejo sustentável que podem ser implementados nas propriedades.  O mesmo conteúdo foi abordado no Sindicato dos Produtores Rurais de Tucuruí, no qual o presidente do sindicato, Roberto Barbosa, destacou a relevância do tema, ressaltando que discutir o uso de práticas mais seguras com os sindicalistas é fundamental, uma vez que eles desempenham um papel crucial na orientação e distribuição de novas técnicas entre os agricultores locais, ajudando a preservação do ecossistema amazônico e a garantia de uma produção agrícola sustentável a longo prazo.

Entre as principais alternativas discutidas, destacou-se o Sistema Agroflorestal, que integra produção agrícola e recuperação florestal, permitindo a preservação da vegetação nativa enquanto se continua a produzir alimentos. Outra solução apresentada foi a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que combina cultivo de grãos, criação de gado e plantio de árvores, promovendo a sustentabilidade e reduzindo a necessidade de queimadas. Além disso, foi introduzida a Técnica de Trituração da Capoeira, que consiste no preparo de terra utilizando uma máquina para cortar e triturar a vegetação, em vez de queimar.

Desde 2013, o DNIT, através do Programa de Educação Ambiental, vem desenvolvendo um trabalho especial de aprendizagem com esses jovens, ministrando palestras e cursos de capacitação nas dependências das CRF’s ao longo da BR-230/PA e BR-422/PA, como também com os Sindicatos Rurais. Com esse apoio, todos têm acesso a informações que garantem maior qualidade e produtividade no trabalho desenvolvido no campo.

Com essa iniciativa, o DNIT reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia, promovendo ações educativas que buscam conciliar a produção rural com a conservação dos recursos naturais​.